terça-feira, 31 de março de 2009

Visita guiada de Rita Castro Neves-INUIT

No Teatro Taborda Quinta feira dia 2 de Abril às 18h45



















Em Inuit, uma série de fotografias, um casaco invernoso é usado em situações quotidianas por uma figura feminina. Muito embora o casaco-invólucro seja sempre o mesmo, um olhar atento revelará que as mulheres que o incorporam são diferentes. O inusitado está aqui na minúcia.

Encenadas para a câmara, as situações em retrato apenas aparentemente são banais. Uma tensão latente vai-se tornando cada vez mais presente, à medida que as situações se sucedem.

Funcionando como dípticos, ao lado de cada retrato surge uma fotografia de paisagem. A paisagem é simultaneamente um cenário alternativo e uma espécie de espelho ou representação visual do estado de espírito da personagem - numa lógica romântica. Mas também aqui as paisagens enganam.

A coerência estética e composicional do conjunto das imagens aproxima paisagens de locais tão diversos como o Porto, Berlim, Angoulême e Braga, numa geografia nova e descaracterizada.

A deslocação que aqui tem lugar é a que se passa no interior do casaco – numa pesquisa sobre a espessura emotiva da pessoa humana

domingo, 22 de março de 2009