sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Vik Muniz

Museu da Electricidade, Lisboa
18 Outubro a 16 Dezembro













A exposição A TERRA E A GENTE, de Vik Muniz, surge como resposta a uma encomenda do Centro de Artes Visuais para criar um portfolio sobre Portugal, à qual o Banco Espírito Santo prontamente se associou como seu Mecenas.

Vik Muniz escolheu alguns daqueles que considerou serem os vultos mais marcantes da história recente de Portugal. Um escritor laureado pelo Prémio Nobel, José Saramago; um arquitecto de renome internacional, Siza Vieira; uma cantora que imortalizou o fado, Amália Rodrigues; um dos maiores escritores da literatura portuguesa Fernando Pessoa; um cientista pioneiro na investigação e teorização do cérebro, António Damásio e o menino-prodígio do futebol, Cristiano Ronaldo.

Como brasileiro, descendente de portugueses, para Vik Muniz a terra portuguesa simboliza raízes, um sentimento de pertença. Se, por um lado, a terra caracteriza o povo, o inverso é igualmente verdade: um povo define a terra. Com este pensamento sempre presente, elegeu um conjunto de momentos centrais daquilo que acredita ser a essência de ser português. Apresenta assim um conjunto de retratos de ilustres nomes que distinguem a portugalidade.

Conforme o seu método de trabalho, Muniz escolheu um material para retratar estes famosos retratos. A terra portuguesa foi o eleito. É com ela que esculpe cada uma destas personagens. A terra emerge como metáfora para sentimentos de pertença, de memória colectiva e histórica e como definidor daquilo de que somos feitos. Esta é a nossa terra, estes são os nossos retratos.

Desta exposição resulta a publicação de um catálogo com a reprodução das obras expostas e com textos de Albano Silva Pereira, Clara Ferreira Alves, Delfim Sardo, Filipa Oliveira, Régis Durand e Shelley Rice.

A Terra e a Gente de Vik Muniz estará patente até ao próximo dia 16 de Dezembro no Museu da Electricidade - Lisboa.

Sem comentários: