sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fora de Casa Por Agora- 13ª Criação do Teatro do Vestido
















Teatro do Vestido

Fora de Casa Por Agora


Instituto Franco-Português - Av. Luis Bívar, 91, Lisboa
27 Fevereiro a 13 Março 2010 (quarta a sábado), 21.30h
[Bilhete: 7.5 euros - desconto para estudantes e profissionais do espectáculo - 5 euros]

Em Fora de Casa por Agora, partimos do interior de uma casa, primeiro separados geograficamente, em quartos diferentes para construir uma casa ideal. Essa casa ideal não se tornou uma utopia, os dois inquilinos que a habitam, diferentes e desfasados um do outro, experimentam viver lá dentro.
Ela constrói, coloca, oferece. Ele anula, desenha, desiste.

Na construção deste trabalho fechámo-nos dentro de um palácio antigo que começou por ser a casa de Um para com o decorrer do tempo ter sido fracionado na casa de Muitos.
Passou das mãos de um aristocrata, para as de um comerciante que a dividiu. Depois ainda foi outras coisas. Depois foi votada a um abandono técnico e é pertença da cidade. Em muito a história do sítio espelha o nosso próprio processo.
Ainda que sejam dois actores em cena, há várias vozes que surgem, convidadas ou não a entrar nas nossas casas. E ficam, e ficam e não se levantam do sofá.

Estivemos lá fora. A fazer recados, a tratar das contas, a ficar em casa num dia de chuva: na nossa casa verdadeira. Tívemos obras em casa feitas num momento inoportuno (como sempre fora de horas) porque tinhamos de ir a um outro sítio estar com alguém.

Fora de Casa por Agora nada no redemoinho da convivencia humana num espaço limitado. Estamos sós. Vamos a festas. Estamos tristemente acompanhados. Convidamos alguém para jantar . Não conseguimos conviver e tombamos finalmente no chão, desistindo. Ou então visitamos alguém, um autor morto, dois autores mortos, n autores mortos.

Este é um trabalho desenvolvido em colaboração, com direcção de Gonçalo Alegria e interpretação de Joana Craveiro, Pedro Caeiro.

Direcção/Criação: Gonçalo Alegria
Co-Criação/Interpretação: Joana Craveiro, Pedro Caeiro
Dramaturgia/Espaço Cénico: TdV
Iluminação, Vídeo, Ruído: Gonçalo Alegria
Produção: Sandra Carneiro
Assistentes de Produção: Lara Portela, Maria Aguiar
Co-produção: Instituto Franco-Português
Apoio na divulgação: Fnac, Rádio Europa
Apoio Logístico: Bomba Suicida, Casa das Águas, c.e.m, EGEAC/CML, Horto do Campo Grande, metrostudio
Projecto Financiado pelo: Ministério da Cultura/Direcção Geral Artes

Informações/Reservas:

TdV
Tm +351 918 388 878
geral@teatrodovestido.org
teatrodovestido.org